São Gonçalo ou São Gonçalinho, como é carinhosamente chamado pelos habitantes de Aveiro, é o santo padroeiro da cidade, a quem os habitantes entregavam a sua sorte quando saiam para o mar, sobretudo no bairro da Beira-Mar.
Eram-lhe atribuídas muitas virtudes, nomeadamente a de curar problemas ósseos e resolver problemas conjugais. O seu rosto, jovial e risonho, fez com que ficasse para a história como o eterno “menino”.
Todos os anos se celebram as Festas de São Gonçalinho, no início de janeiro, durante as quais se pagam promessas ao santo padroeiro, com a tradição de atirar cavacas doces do cimo da capela, enquanto centenas de pessoas as tentam apanhar.
Esta obra do artista digital Diogo Landô representa, através de colagem, pintura e fotografia digital, a figura sagrada do santo padroeiro, ainda que num tom mais popular. Com referências iconográficas do Santo e das festas em seu nome, a peça pretende traduzir o amor que as pessoas do bairro da Beira-Mar e da cidade de Aveiro têm a São Gonçalinho.